domingo, 9 de novembro de 2014

Filme: E o seu nome é Jonas


O filme foi lançado em 1979 nos EUA, e embora tenha sido produzido a um tempo considerável, as barreiras apresentadas ainda são presentes. Muitas vezes nos prendemos no nosso mundinho, com uma visão tão fechada e não atentamos para as diferenças das pessoas ou não as valorizamos.

Ele retrata várias situações de rejeição, entre elas a da sociedade - o preconceito - a falta de informação da família e a da sociedade daquela época, dos médicos que erram no diagnóstico e o principal de tudo, ausência de informação e conhecimento sobre a criança surda e sua adaptação ao meio social.
A mãe preocupada em resgatar o tempo perdido de Jonas num hospital para "retardados" (termo utilizado na época para pessoas com deficiência intelectual), encontra pela frente vários obstáculos, entre eles: seu marido , um homem sem um posicionamento afetivo e moral que amparasse a esposa nesta caminhada cheia de espinhos e preconceitos social.
O primeiro método foi o adotado foi o oralismo, mas a mãe não viu resultados e buscou conhecer mais a respeito da Língua de Sinais que utilizava sinais manuais para representar as palavras. A educadora que trabalhava com Jonas criticou duramente a mãe por buscar esse método.
Depois de muitas idas e vindas, Jonas é matriculado em uma escola de surdos que utilizava a Língua de Sinais, e ao perceber que as outras crianças possuem características iguais as suas, se comunicando entre si, ele se sente como uma "criança normal".

Texto retirado do blog: http://oficinadelibras.blogspot.com.br/2013/03/filme-e-o-seu-nome-e-jonas.html 


 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário